Lucia Scaff- Coordenadora do Curso de Comunicação Social |
Com o objetivo de preparar o aluno para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), a Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas (Facitec) está desenvolvendo políticas e ações que visam o melhor desempenho do aluno na prova. Dentre as ações, segundo informações do coordenador do Enade na faculdade, André Monsores,estão o trabalho de conscientização dos alunos, por meio de palestras que mostram a importância do exame na carreira profissional do estudante e a realização de simulados para preparar e medir o nível do aprendizado do aluno.
Além disso, acontecerá a unificação das disciplinas de tópicos especiais, matéria que traz em suas aulas a revisão do conteúdo especifico do curso, em apenas um núcleo, criando uma coordenação especifica. "A ideia é centralizar todos os esforços numa única coordenação para que seja possível definir ações para atender a demanda de cada curso no que se refere ao Enade", explicou André Monsores.
Segundo a coordenadora do curso de jornalismo, Lucia Scaff, além de todo esse trabalho que a faculdade vem desenvolvendo, serão premiados os alunos que obtiverem nota acima de sete no Exame, com valores que vão de R$ 500 a R$ 1000. A ideia é incentivar o estudante a contribuir com a avaliação.
O Enade avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. A prova é obrigatória para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima com que cada área do conhecimento é avaliada é trienal
Para a aluna de jornalismo Hellen Fernandes, a realização do Enade é um importante instrumento para que as instituições de ensino se preocupem em manter a qualidade do conteúdo ministrado em sala de aula e contratem docentes preparados.
Ainda segundo a estudante, a iniciativa da faculdade de incentivar, realizar simulados e intensificar a disciplina de tópicos especiais é muito válida. “Com uma boa revisão ficarei mais preparada para realizar o exame e contribuir de forma positiva para a nota do curso de comunicação social na instituição”, complementa Hellen. Na opinião da discente, o bom desempenho da faculdade no exame contribuirá com a valorização do diploma.
Por: André Lage
Nenhum comentário:
Postar um comentário