segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A arte e cultura que vem da periferia

Incentivo às artes e valorização da cultura move grupos de Samambaia comprometidos com a superação da exclusão social e fortalecimento da autoestima.

As manifestações culturais não se limitam mais às áreas nobres de Brasília. Há pouco mais de um ano, Samambaia conta com um novo espaço destinado a cultura, uma iniciativa particular que tem como propósito disseminar a arte para o público de todas as idades.

Espetáculos teatrais, vídeos de curta e longa metragem, oficinas de pintura, balé clássico e break (dança de rua), aulas de violão, matinês nas férias, palestras com artistas locais e shows são algumas das atividades oferecidas pelo espaço, que se mantém sempre aberto a participação da comunidade: “Imaginário Cultural, um espaço em permanente construção onde a participação de todos demonstrará a força que a arte e a cultura exercem sobre nós”, diz a mensagem de boas vindas do blog da companhia.

O Espaço Imaginário Cultural foi criado inicialmente por quatro amigos envolvidos com o teatro e com ações sociais em Samambaia. Juntando a vontade de um e a necessidade de outro, surgiu a ideia de oferecer aulas para a comunidade.  

“Nós temos vários tipos de público, tem pessoas que vão para aperfeiçoar o trabalho deles e tem aquelas que vão lá porque já fizeram curso em outros lugares. A ideia da arte é exatamente você tentar descobrir os seus potenciais. Algumas pessoas acabam entrando no mercado de trabalho e outras, acabam não optando por isso profissionalmente. A prioridade do espaço é essa: criar públicos e profissionais, dar oportunidade à comunidade de Samambaia para ter acesso à arte”, explica o coordenador do espaço, Miguel Mariano.

A iniciativa é nova e ainda não tem patrocínio. Atualmente é bancado pelos sócios e também por meio de mensalidades. “Para conseguir apoio do governo tem que ter um tempo de existência médio, e comprovar os trabalhos”, complementa Mariano.
A programação, com ingressos a preços convidativos, inclui matinê imaginário sempre aos sábados e domingos para a criançada, entre outras atrações. Tássia Aguiar, uma das sócias do projeto, enfatiza a importância de se fornecer cultura à população. “Nós temos várias programações, um exemplo é o Forró de Quinta, que acontece sempre na segunda quinta-feira de cada mês à noite, é muito movimentado e as pessoas vão mesmo para se divertir”.  

 O Espaço Imaginário Cultural também está presente nas redes sociais, para interagir com seus alunos e com a comunidade em geral. No Flickr há uma galeria de fotos e informações sobre tudo o que os artistas, professores e aprendizes realizam no dia a dia. Facebook e Twitter completam a lista das redes que divulgam e permitem contato com o público.

Acessos:

Contatos
Telefone: (61) 3358-9959.
Endereço: Qr 406, conjunto 30, lote 06 – Samambaia Norte - DF 
 


  
Na tarde de sábado, 25 de agosto, o grupo saiu pelas ruas de Taguatinga. Na Praça do Relógio (centro) os artistas fizeram rodas de ciranda, cantaram e dançaram com a comunidade. 



A Kombi serve pra transportar os artistas e seu material de trabalho, entre instrumentos musicais e figurinos.
  












Não é preciso pedir licença, basta chegar e participar da folia que é super contagiante.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Por Hellen Fernandes, Késia Pollyana, Márcia Romão, Poliana Carvalho, Vagner Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário